tag:blogger.com,1999:blog-57664866685906990662024-02-19T06:55:37.149-08:00HipocrimetriaUnknownnoreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-5766486668590699066.post-45630930883176969112012-05-26T05:14:00.001-07:002012-05-26T09:26:27.673-07:00Educação pobre – fator involuntário ou uma necessidade?<span style="font-family: Andalus; font-size: medium;">Para chegarmos a uma conclusão acerca do assunto ‘Governo, seus meios de comunicação em massa e os objetivos’, necessariamente temos que começar a caminhar pelas entranhas de seus métodos.</span> <br />
<span style="font-family: Andalus; font-size: medium;">Um dos assuntos que mais necessita de atenção, quando se trata dos métodos utilizados pelo Estado para o controle popular, é a educação.</span> <br />
<span style="font-family: Andalus; font-size: medium;">A fraqueza – beirando a debilidade mental e intelectual – do sistema educacional público – e particular – <b>é algo intencional!</b> Ao formar crianças em adolescentes fracos intelectualmente, e, por fim, adultos submissos, o Estado impede que estes, mesmo que explorados, humilhados, acabrunhados, indaguem o porquê disto. Um trabalhador que não teve estudos e, portanto, não tem base cultural para reivindicar seus direitos, vai ser tratado meramente como uma estatística. O pilar da educação é o ensino fundamental, onde a criança deveria aprender não só a adição ou a subtração, mas também a agir de forma sociável, preocupar-se com os verdadeiros valores – tanto familiares, quanto sociais – e, por que não, uma introdução à política? Se um aluno do ensino fundamental já é considerado apto a aprender, mesmo que por cima, sobre sistemas feudais – pura política! –, ele já pode ser considerado apto a ter uma introdução política superficial sobre seu país. A educação é a ferramenta vital à verdadeira democracia. Enquanto o ensino fundamental for regido por interesses elitistas, os adultos serão regidos pelos meios de comunicação em massa.</span> <br />
<div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: medium;"><b><i>ENSINO MÉDIO – O problema é maquilado.</i></b></span> </div>
<span style="font-family: Andalus; font-size: medium;">Enfim o indivíduo chega ao ensino médio. Agora o problema, que antes era a fraqueza do ensino, transforma-se na ânsia pela aprovação no vestibular ou, na maioria dos casos, na aprovação no ano letivo. E a consciência política fica, mais uma vez, debaixo dos panos. Cito meu desempenho no ensino médio: Fui um bom aluno, mas não em questão de notas. Aproveitei a experiência do ensino médio para aprender sobre a vida. Tirava notas suficientes para passar de ano. Minha recompensa foi gratificante, já que prestava atenção nas aulas com a intenção de crescer o meu eu – “conhece-te a ti mesmo!” –, e obtive sucesso. Entretanto, excluindo as pessoas do meu tipo e as pessoas que estavam estudando para o vestibular – ambos os tipos pensando em seus respectivos futuros –, percebia-se que uma grande parcela estava ali, e em outras escolas, porquanto eram obrigadas. Não tinham perspectivas. Conheci, no ensino médio, pessoas que conseguiam atribuir excelentes notas à consciência política. Mas, até quando nossos jovens serão encurralados em uma educação medíocre e sem perspectivas? Onde estão os projetos? As criações? Os avanços? Temos uma cultura totalmente deturpada e direcionada à manipulação. Quando vamos parar de ser – a sociedade como um todo – mais preocupados com a dupla sertaneja do momento, ou com o reality show que arrebenta com a moral? Quando vamos parar de farrear para, enfim, lutar? Infelizmente, com o panorama atual da educação e da cultura, demorarão mais incontáveis décadas até que <b>comece </b>a mudar.</span> <br />
<div style="font-family: Arial,Helvetica,sans-serif;">
<b><span style="font-size: medium;"><i>MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA – o complemento da Educação Podre</i></span></b> </div>
<span style="font-family: Andalus; font-size: medium;">O indivíduo, quando se desvincula da rédea da educação, é tido como uma presa grande e desprotegida pelas mídias. Agora, então com as chances nulas de reversão de sua capacidade intelectual, o indivíduo não tem escolha a não ser trabalhar o dia todo e, ao final da jornada, quando chega à sua casa, liga a televisão no jornal e reclama, de forma irrelevante, dos escândalos que assiste na televisão, porém logo se acalma ao perceber que a novela começou. Esse indivíduo está fadado a uma vida sem grandes anseios. </span> <br />
<span style="font-family: Andalus; font-size: medium;">O estudo minucioso acerca da manipulação do indivíduo pelos meios de comunicação em massa será feita futuramente. A quem ainda não viu, logo nas primeiras postagens deste blog, fiz uma síntese do texto ‘<i>As 10 estratégias de manipulação midiática</i>’, do linguista filósofo <i>Noam Chomsky. </i>É, basicamente, uma prévia do que vem por aí.</span> <br />
<div align="right">
<span style="font-family: DilleniaUPC; font-size: large;"><i>(Lucas Fernandes Moreira)</i></span></div>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5766486668590699066.post-28784827879229552102012-05-11T01:42:00.001-07:002012-05-17T10:02:55.006-07:00O Governo, seus meios de comunicação em massa e os objetivos.<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">ALERTA: Este é um assunto multíplice. Portanto, a mistura de diversos tópicos é indispensável. Isto é, em um momento posso estar falando sobre as grandes corporações e meu escopo ser indagá-lo a respeito do papel dos meios de comunicação em massa nesse sentido. </span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">Há poucos minutos havia deitado-me e estava pronto para dormir. Entretanto, algo inquietava-me e minha cabeça girava em torno de grandes ideias. Nos últimos tempos, venho lendo várias coisas a respeito dos governos antigos e suas relações com os meios de comunicação em massa. Assuntos, aliás, um tanto intrigantes. Obviamente que, mesmo tendo lido diversos artigos, reportagens, matérias, blogs, e visto vários documentários, vídeos e filmes a respeito, ainda considero-me leigo suficiente para dar-me a liberdade de cometer alguns equívocos quanto às opiniões que hoje tenho. Aconselhar-te-ei, leitor, para que, caso apareça em sua mente a vontade de pesquisar sobre o mesmo assunto, não se apegue às visões extremistas – normalmente religiosas – acerca deste tema. </span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">Em se tratando de assuntos políticos, arrisco-me a dizer que os problemas dos quais nós, cidadãos, tomamos conhecimento são meramente ilustrativos, visando, na verdade, distrair-nos para que outros tópicos sejam colocados em pauta sem quaisquer questionamentos. Citarei algumas teorias conspiracionistas, esperando que estas não lhe tire a credibilidade sobre a minha pessoa. </span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">Leitor, pare, veja as seguintes questões, pense e responda:</span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">a) Qual a sua análise, por mais crua e sem embasamento que seja, quanto à relação dos meios de comunicação em massa (doravante denominado como MCM¹) com as eleições municipais e, também, ‘federais’? Durante sua análise, se você se flagrar diante de um impasse lógico, considere-se no caminho certo. </span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">¹ Leia-se: Rede Globo, Rede Record, SBT, Rede TV!, Rede Bandeirantes, MTV, Rádios, todas as filiadas e etc..</span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">b) Quando você assiste em um telejornal uma matéria acerca de escândalos políticos e, logo em seguida, sobre a vitória do seu time no campeonato, o que você sente ao final das duas reportagens: I) Fixa a reportagem sobre a corrupção e se revolta, tendendo a buscar explicações enquanto cidadão. II) Fixa a reportagem sobre o seu time para sacanear o amigo do time adversário no trabalho. </span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">c) Analisando a zona de conforto dentro da qual você está limitado a caminhar, a que frequência você se incomoda quando vê algo que não é certo? Você se irrita – momentaneamente – com aquele político que você ficou sabendo – pelos MCM, diga-se de passagem – que recebeu propina de outrem, mas você nem sequer respeita os pedestres nas faixas? Ou então, você acha o cúmulo o Tiririca ter sido eleito, mesmo com toda a polêmica acerca de sua alfabetização, mas você não sabe sequer escrever um texto lacônico e coerente? E mais: Você, em seu perfil nas redes sociais, divulga todo e qualquer conteúdo da moda², mas quando vê um assunto relevante – como política, economia, sustentabilidade – trata de sair da página? </span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">² Leia-se: Músicas, festas, roupas, acessórios, programas etc..</span></div>
<div style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;">
<span style="font-size: small;">Focar-me-ei em assuntos amplos e, que então, resultem em vários seguimentos a serem estudados. No momento, são 6:00 A.M e vou dormir. </span></div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5766486668590699066.post-87788341165204977242011-08-20T11:17:00.000-07:002012-05-13T00:30:23.161-07:00Tecnologia e Informação (Parte 3) -FimSe este blog fosse uma criança, provavelmente eu seria preso por abandono de incapaz. -haha.<br />
Com um maior tempo disponível devido a uma série de fatores fica pressuposto que a minha atenção ao blog seja resgatada.<br />
<br />
Enfim, voltemos ao assunto principal: tecnologia e informação.<br />
<br />
Como uma boa coincidência (ou não), ao ler um dos textos contidos em minhas apostilas antigas do colegial, deparei-me com uma reprodução de Ruy Castro, impressa na Folha de São Paulo, na data de 05 de Maio de 2007, e intitulada 'Unplugged'.<br />
<br />
Na apostila, este texto é dado como proposta de redação. A pergunta sugerida pelo apostileiro para que se tenha um ponto inicial na redação é: "Excesso de tecnologia e informação: necessidade ou escravidão?"<br />
<br />
Reproduzirei o texto de Ruy Castro aqui, e as conclusões finais ficam por parte de cada um, utilizando de sua própria cultura e racionalidade.<br />
<br />
<br />
<div align="center">
<span style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif;"><b>Unplugged</b></span></div>
<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: x-small;"> Você entra em qualquer restaurante a quilo e, para não perder tempo comendo, encontra tomadas por toda parte para, se quiser, ligar o notebook e continuar trabalhando. Não será por falta delas que você deixará de participar de uma conferência na hora do almoço com 20 outros executivos, cada qual numa cidade ou, quiçá, país.</span></div>
<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: x-small;"> Mas, supondo que considere a hora do almoço sagrada e se recuse a trabalhar e mastigar ao mesmo tempo, há sempre o recurso de ligar o iPod e se isolar. Assim, alheio ao mundo exterior, você poderá engolir uma suave salada de faufilhas com breufas e relaxar ouvindo as 948 melhores faixas do Metallica estocadas no aparelhinho plugado à sua orelha.</span></div>
<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: x-small;"> Bem, não é preciso ser tão radical e cortar as pontes com o mundo. Afinal, existe o celular. Com ele você pode gerar, reproduzir, manipular, receber, transportar, corrigir, salvar, desenvolver, deletar, definir, ampliar, imprimir, personalizar e enviar uma quantidade ilimitada de informações ou imagens inúteis. Pode também fotografar sem querer o próprio tímpano. E pode ainda telefonar para o escritório e se inteirar das últimas que aconteceram desde que você saiu de lá há cinco minutos.</span></div>
<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: x-small;"> Some a isso os aparelhos de TV ligados neste e em outros restaurantes, botequins, hospitais, academias, bancos, shoppings, elevadores, vans, táxis, aeroportos e aviões. É um bombardeio de informação, pior do que qualquer blitzkrieg [blitzkrrik]¹ da Segunda Guerra. Nesta, ao menos, podia-se correr para os abrigos.</span></div>
<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: x-small;"> Há uma nova meta pela qual lutar. Todo ser humano deveria ter direito a xis minutos diários de exclusividade dos próprios sentidos, sem precisar plugá-los a nenhuma geringonça do demônio ou deixá-los ser invadidos e envenenados por imagens e sons que ninguém pediu para existirem.</span></div>
<div style="text-align: left;">
<br /></div>
<div style="text-align: left;">
<span style="font-family: "Courier New",Courier,monospace; font-size: x-small;">1- blitzkrieg: ofensiva poderosa, realizada de surpresa por força aérea e de infantaria coordenadas; guerra-relâmpago; operação de guerra rápida e intensa.</span></div>
<div style="text-align: left;">
<br /></div>
<div style="text-align: left;">
<span style="font-family: "Helvetica Neue",Arial,Helvetica,sans-serif; font-size: x-small;">E então: Excesso de tecnologia e informação: necessidade ou escravidão? Responda a si mesmo.</span></div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5766486668590699066.post-21417894697999982902011-07-16T21:12:00.000-07:002012-05-13T00:12:24.887-07:00Tecnologia e informação (Parte 2, início)<b>Como sequência da série de posts sobre Tecnologia e Informação, e de acordo com o divulgado na primeira parte, aqui vai uma reflexão crítica sobre o texto "10 Estratégias de Manipulação Midiática", de Chomsky.</b><br />
<br />
Começando logo, sem <i>circunlóquios (Carlos Augusto da Silva Júnior)</i>.<br />
<br />
A primeira, das 10 formas de manipulação, redigida por Chomsky, é:<br />
<b><i>"A Estratégia da Distração"</i></b><br />
O elemento principal é tirar a atenção do público de assuntos realmente importantes, utilizando de tempestades de informações fúteis, insignificantes. "[...] Manter a atenção do público [...] distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real.[...]. Basicamente, manter a população cega, ocupada demais para se envolver com problemas sérios.<br />
<br />
A segunda estratégia baseia-se em uma espécie de 'armadilha sem perigo':<br />
<i><b>"Criar problemas, depois oferecer soluções."</b></i><br />
Baseia-se, simplesmente, na criação de problemas/conflitos tendo em vista causar reação popular de grande porte e, com isso, faça-se necessário a aprovação de medidas que, diante de determinada gravidade da situação, mesmo que pareçam absurdas, sejam requisitadas pela própria população.<br />
Ex. de Chomsky: "Criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos."<br />
<br />
A terceira estratégia leva em conta a forma de um "conta-gotas" funcionar:<br />
<i><b>"A Estratégia da Gradação".</b></i><br />
Como tornar aceitáveis mudanças radicais que causariam revoluções? Simples, à 'conta-gotas'.<br />
Aplicando-as de forma que se tornem 'diluídas' diante dos olhos públicos, elas se tornam menos notáveis e, assim, menos questionáveis. O neoliberalismo foi adotado, em parte, desta forma. Estado mínimo, privatizações, grande porcentagem de desemprego, tais mudanças causariam uma revolução caso tivessem sido aplicadas em conjunto.<br />
<br />
A estratégia de número quatro utiliza a expressão "dolorosa, porém necessária":<br />
<i><b>"A Estratégia do Deferido"</b></i>.<br />
Promover uma decisão impopular com certo ar de extrema necessidade. Aproveitando a esperança da população que essa decisão seja apenas momentânea, e que tudo poderá ficar melhor no dia seguinte. A aceitação pública em relação à decisão começa a ser maior gradativamente, percebendo-se que não há como voltar atrás.<br />
<br />
A mais simples, e talvez mais eficaz estratégia é listada na quinta posição:<br />
<b><i>"Dirigir-se ao público como crianças de baixa idade"</i></b><br />
Tratando o grande público como crianças em sua publicidade, os "cabeças" intentam a influenciar o sentido crítico do consumidor. Na mais intensa busca por enganar o espectador, a utilização de elementos infantis, pertos da debilidade, é essencial. Em tal estratégia faz-se necessário 'copiar' o que Chomsky reproduziu em seu texto original, retirado do texto "Armas silenciosas para guerras tranquilas": "Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade."<br />
<br />
(cont.)Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5766486668590699066.post-14928093341819428892011-07-16T21:11:00.000-07:002012-05-13T00:27:41.422-07:00Tecnologia e informação (Parte 2, continuação)<!--[if gte mso 9]><xml>
<o:OfficeDocumentSettings>
<o:AllowPNG/>
</o:OfficeDocumentSettings>
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<w:WordDocument>
<w:View>Normal</w:View>
<w:Zoom>0</w:Zoom>
<w:TrackMoves/>
<w:TrackFormatting/>
<w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone>
<w:PunctuationKerning/>
<w:ValidateAgainstSchemas/>
<w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid>
<w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent>
<w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText>
<w:DoNotPromoteQF/>
<w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther>
<w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian>
<w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript>
<w:Compatibility>
<w:BreakWrappedTables/>
<w:SnapToGridInCell/>
<w:WrapTextWithPunct/>
<w:UseAsianBreakRules/>
<w:DontGrowAutofit/>
<w:SplitPgBreakAndParaMark/>
<w:EnableOpenTypeKerning/>
<w:DontFlipMirrorIndents/>
<w:OverrideTableStyleHps/>
</w:Compatibility>
<m:mathPr>
<m:mathFont m:val="Cambria Math"/>
<m:brkBin m:val="before"/>
<m:brkBinSub m:val="--"/>
<m:smallFrac m:val="off"/>
<m:dispDef/>
<m:lMargin m:val="0"/>
<m:rMargin m:val="0"/>
<m:defJc m:val="centerGroup"/>
<m:wrapIndent m:val="1440"/>
<m:intLim m:val="subSup"/>
<m:naryLim m:val="undOvr"/>
</m:mathPr></w:WordDocument>
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true"
DefSemiHidden="true" DefQFormat="false" DefPriority="99"
LatentStyleCount="267">
<w:LsdException Locked="false" Priority="0" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Normal"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="heading 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 7"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 8"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 9"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 7"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 8"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 9"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="35" QFormat="true" Name="caption"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="10" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Title"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="1" Name="Default Paragraph Font"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="11" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtitle"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="22" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Strong"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="20" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Emphasis"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="59" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Table Grid"/>
<w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Placeholder Text"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="1" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="No Spacing"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Revision"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="34" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="List Paragraph"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="29" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Quote"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="30" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Quote"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="19" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Emphasis"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="21" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Emphasis"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="31" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Reference"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="32" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Reference"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="33" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Book Title"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="37" Name="Bibliography"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" QFormat="true" Name="TOC Heading"/>
</w:LatentStyles>
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]>
<style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}
</style>
<![endif]-->
A sexta estratégia reflete sobre a confusão do emocional com o racional:<br />
<b><i>"Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão."</i></b><br />
Abusando das situações, histórias e/ou personagens mais sofridos, mais
necessitados de dó ou piedade, os anunciantes procuram infiltrar-se nos seus
espectadores. Sendo assim, com um acesso quase que ilimitado ao emocional do
'rato de laboratório', os anunciantes tendem a "enxertar ideias e
ideais" em seus seguidores, a fim de fazê-los a praticar os interesses das
elites.<br />
<br />
A mais cruel, em termos culturais, estratégia é a sétima:<br />
<b><i>"Manter o público na ignorância e na mediocridade."</i></b><br />
Você pensa que a Educação é um problema difícil de ser resolvido? Acha mesmo
que o péssimo ensino dado aos alunos de escolas públicas é reflexo de um
governo desinteressado nesta área? Engana-se, meu caro!<br />
Cada vez mais rastejante, o ensino fundamental e médio das instituições
públicas definha sobre olhos governantes. E, ao invés do que muitos pensam, o
fato de o ensino ser de péssima qualidade é um ligeiro interesse 'elitista'.
Mantendo seus jovens longe de tecnologias, políticas, biologias, e áreas de
'grande raciocínio', a elite está abrindo um "grand canyon" entre as
classes inferiores e as classes superiores, resultando na impossibilidade de
alcance das inferiores sobre as superiores.<br />
<br />
A oitava estratégia é a mais clássica nos dias de hoje:<br />
<b><i>"Estimular o público a ser complacente na mediocridade."</i></b><br />
É praticamente comum, nos dias de hoje, ouvir jovens rindo da própria falta
de cultura e informação. Jovens achando que é moda ser burro, estúpido,
inculto, sem se preocupar com o futuro próximo. A intenção presente nesta
estratégia é simples e coerente: Fazer com que o indivíduo julgue-se culpado
por sua própria incapacidade, o que vemos na estratégia a seguir.<br />
<br />
A nona estratégia relata o sentimento de culpa da sociedade com a própria
sociedade:<br />
<b><i>"Reforçar a revolta pela auto culpabilidade"</i></b><br />
Quando a massa acredita que a culpa dos males (principalmente políticos)
existentes no cenário de seu país é toda sua, cria-se um sentimento de auto culpabilidade
e faz com que o cidadão, como um todo, se sinta inibido de reagir contra os
erros que supostamente foram cometidos por eles mesmos. "[...] E, sem
ação, não há revolução!" [sic]<br />
<br />
A última estratégia, e mais neurótica possível, mexe com o autoconhecimento:<br />
<b><i>"Conhecer melhor os indivíduos do que eles mesmos se
conhecem."</i></b><br />
Especificamente tratando-se da TV e do Rádio (ainda que o último tenha tido
sua audiência extremamente diminuída nos últimos tempos), a medição do IBOPE (<i>Instituto
Brasileiro de Opinião Pública e Estatística</i>) de cada tipo de programa
proporciona aos anunciantes um elevadíssimo conhecimento de seus espectadores.
Sabendo, assim, seus gostos, sentimentos, revoltas, vontades. Associados a
isto, os avanços da tecnologia, biologia, neurobiologia e a psicologia aplicada
têm tido maior conhecimento do indivíduo do que ele mesmo pode se conhecer.<br />
<br />
<br />
A Parte 2 da série de posts sobre <i>Tecnologia e Informação</i> se encerra
aqui:<br />
Na terceira parte, a abordagem será feita a respeito da última estratégia de
manipulação midiática de Chomsky, o autoconhecimento.<br />
Um leque de ideias foi debatido entre mim e um de meus amigos, <i>Iuri
Matias</i>, em uma conversa recente, e estas ideias serão postas em letras
públicas no próximo post.<br />
<div class="MsoNormal">
<br /></div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5766486668590699066.post-4135014109224460102011-07-11T19:28:00.000-07:002012-05-13T00:19:38.109-07:00Tecnologia e informação (Parte 1)<!--[if gte mso 9]><xml>
<o:OfficeDocumentSettings>
<o:AllowPNG/>
</o:OfficeDocumentSettings>
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<w:WordDocument>
<w:View>Normal</w:View>
<w:Zoom>0</w:Zoom>
<w:TrackMoves/>
<w:TrackFormatting/>
<w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone>
<w:PunctuationKerning/>
<w:ValidateAgainstSchemas/>
<w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid>
<w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent>
<w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText>
<w:DoNotPromoteQF/>
<w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther>
<w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian>
<w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript>
<w:Compatibility>
<w:BreakWrappedTables/>
<w:SnapToGridInCell/>
<w:WrapTextWithPunct/>
<w:UseAsianBreakRules/>
<w:DontGrowAutofit/>
<w:SplitPgBreakAndParaMark/>
<w:EnableOpenTypeKerning/>
<w:DontFlipMirrorIndents/>
<w:OverrideTableStyleHps/>
</w:Compatibility>
<m:mathPr>
<m:mathFont m:val="Cambria Math"/>
<m:brkBin m:val="before"/>
<m:brkBinSub m:val="--"/>
<m:smallFrac m:val="off"/>
<m:dispDef/>
<m:lMargin m:val="0"/>
<m:rMargin m:val="0"/>
<m:defJc m:val="centerGroup"/>
<m:wrapIndent m:val="1440"/>
<m:intLim m:val="subSup"/>
<m:naryLim m:val="undOvr"/>
</m:mathPr></w:WordDocument>
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
<w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true"
DefSemiHidden="true" DefQFormat="false" DefPriority="99"
LatentStyleCount="267">
<w:LsdException Locked="false" Priority="0" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Normal"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="heading 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 7"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 8"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 9"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 7"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 8"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 9"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="35" QFormat="true" Name="caption"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="10" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Title"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="1" Name="Default Paragraph Font"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="11" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtitle"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="22" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Strong"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="20" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Emphasis"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="59" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Table Grid"/>
<w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Placeholder Text"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="1" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="No Spacing"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Revision"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="34" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="List Paragraph"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="29" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Quote"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="30" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Quote"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 1"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 2"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 3"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 4"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 5"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 6"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="19" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Emphasis"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="21" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Emphasis"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="31" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Reference"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="32" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Reference"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="33" SemiHidden="false"
UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Book Title"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="37" Name="Bibliography"/>
<w:LsdException Locked="false" Priority="39" QFormat="true" Name="TOC Heading"/>
</w:LatentStyles>
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]>
<style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}
</style>
<![endif]-->
<b><i>Como ponto de partida da criticidade deste blog, começarei uma série
(curta, média ou longa... previamente IN-definida) a respeito da tempestade de
informações, dados, pesquisas, ciências e outras descobertas que nos cercam a
cada minuto.</i></b><br />
<br />
<b><i>Neste primeiro post, basear-me-ei em um texto redigido por Ruy Castro,
na Folha de São Paulo, datado em 05 de Maio de 2007 e chamado
"Unplugged".</i></b><br />
<br />
<b>___</b><br />
<div align="center" style="text-align: center;">
<b><u>CEGAS INFORMAÇÕES</u></b></div>
<br />
A cada segundo que se passa o almoço bem aproveitado, o cafezinho no meio da
tarde, o lanche ao final do dia de expediente tornam-se cada vez mais escassos.
O que vemos, a cada dia mais, são pessoas almoçando em restaurantes com um
acompanhante ilustre: o notebook. Quando não conectadas via notebook, estão
ligadas no celular. Quando conseguem, enfim, livrar-se de informações
adicionais durante sua sagrada refeição, entram em ação os IPods, IPads, MP3s,
MP4s, IPhones, e todos os mais diversos tipos de reprodutores musicais.<br />
<br />
Nosso cérebro, ouvido e estômago sofrem diante de tanta eletrônica presente
ao nosso redor. E para quem pensa que isso se restringe apenas às refeições,
engana-se. Cada vez mais, em agências bancárias, veem-se jovens
'ratos-de-banco' utilizando seus "instrumentos" musicais para se distrair
enquanto as 120 pessoas que estão na sua frente são atendidas. Qual o
impedimento de, ao invés de pegar um IPod 4 para ouvir, o jovem pegar um Dom
Casmurro, ou mesmo O Alto da Barca do Inferno, para ler? Seria isto motivo de
chacota diante de outros jovens presentes? Talvez.<br />
<br />
Pode-se usar como um grande ponto de partida racional a passagem de uma
música do grupo Capital Inicial, chamada "Não Olhe Pra Trás", onde,
na segunda estrofe, terceiro verso, nós encontramos: "Se a inteligência
ficou cega / De tanta informação".<br />
<b>Qual o ponto de partida racional que poderíamos espremer dessa passagem?</b><br />
Simples. A cada minuto somos bombardeados com centenas de notícias cada vez
mais globalizadas. A cada minuto a cultura, tanto nacional, quanto
internacional, é reprimida com 'modeletes comerciais' impostas pela mídia e
aceitas pelo consumidor. As visões críticas da sociedade decaíram com o passar
dos anos, na mesma proporção que o domínio midiático aumentou. O senso crítico
e revolucionário fora dominado por interesses comerciais. A imposição de um
monopólio midiático foi feita com consentimento - beirando a parceria - com os
três poderes.<br />
<br />
<b>Em '<i>Tecnologia e informação (Parte 2)</i>', basear-me-ei em um famoso
texto de Chomsky para relacionar algumas das maiores estratégias de domínio
público sobre a sociedade como um todo.</b><br />
<br />Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5766486668590699066.post-41601142088367434312011-07-09T21:17:00.000-07:002011-07-09T21:29:34.467-07:00Hipocrimetria, a intenção.<b>Hipocrisia, definição:</b> Atitude que, por uma pessoa, é criticada em público, porém realizada fora do alcance visual da sociedade pela mesma. Ato de fingir ser alguém, ou seguir uma ideologia, sendo que na realidade não se cumpre o divulgado.<br />
Hipocrisia provém do latim '<i>hypocrisis</i>' e do grego '<i>hypokrisis</i>', siginificando: 'ação de desempenhar um papel'.<br />
<br />
<b>Metria. definição:</b> Sufixo, originário do Grego, exprimindo a idéia de '<i>medição</i>' ou '<i>medida</i>' (calorimetria, volumetria).<br />
<br />
Explicações e definições devidamente apresentadas.<br />
Sendo assim, o que se pode visualizar com a denominação que este blog recebe?<br />
Recebe a interpretação de ser um blog crítico e analista de situações cotidianas - <i>pessoais ou não</i> - que possam expressar traços hipócritas da sociedade.<br />
Às vezes com tom humorado, às vezes irônico, mas sempre crítico.<br />
<br />
Situações cotidianas são as matérias-primas principais dos textos. Porém, acontecimentos passados e previsões serão também carro-chefe.<br />
<br />
Quando utilizadas, as fontes serão devidamente divulgadas. Assim como escritores, blogueiros, jornalistas, serão devidamente identificados quando pensamentos seus forem reproduzidos.Unknownnoreply@blogger.com0