Seja Bem-Vindo

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Governo, seus meios de comunicação em massa e os objetivos.

ALERTA: Este é um assunto multíplice. Portanto, a mistura de diversos tópicos é indispensável. Isto é, em um momento posso estar falando sobre as grandes corporações e meu escopo ser indagá-lo a respeito do papel dos meios de comunicação em massa nesse sentido.
Há poucos minutos havia deitado-me e estava pronto para dormir. Entretanto, algo inquietava-me e minha cabeça girava em torno de grandes ideias. Nos últimos tempos, venho lendo várias coisas a respeito dos governos antigos e suas relações com os meios de comunicação em massa. Assuntos, aliás, um tanto intrigantes. Obviamente que, mesmo tendo lido diversos artigos, reportagens, matérias, blogs, e visto vários documentários, vídeos e filmes a respeito, ainda considero-me leigo suficiente para dar-me a liberdade de cometer alguns equívocos quanto às opiniões que hoje tenho. Aconselhar-te-ei, leitor, para que, caso apareça em sua mente a vontade de pesquisar sobre o mesmo assunto, não se apegue às visões extremistas – normalmente religiosas – acerca deste tema.
Em se tratando de assuntos políticos, arrisco-me a dizer que os problemas dos quais nós, cidadãos, tomamos conhecimento são meramente ilustrativos, visando, na verdade, distrair-nos para que outros tópicos sejam colocados em pauta sem quaisquer questionamentos. Citarei algumas teorias conspiracionistas, esperando que estas não lhe tire a credibilidade sobre a minha pessoa.
Leitor, pare, veja as seguintes questões, pense e responda:
a) Qual a sua análise, por mais crua e sem embasamento que seja, quanto à relação dos meios de comunicação em massa (doravante denominado como MCM¹) com as eleições municipais e, também, ‘federais’? Durante sua análise, se você se flagrar diante de um impasse lógico, considere-se no caminho certo.
¹ Leia-se: Rede Globo, Rede Record, SBT, Rede TV!, Rede Bandeirantes, MTV, Rádios, todas as filiadas e etc..
b) Quando você assiste em um telejornal uma matéria acerca de escândalos políticos e, logo em seguida, sobre a vitória do seu time no campeonato, o que você sente ao final das duas reportagens: I) Fixa a reportagem sobre a corrupção e se revolta, tendendo a buscar explicações enquanto cidadão. II) Fixa a reportagem sobre o seu time para sacanear o amigo do time adversário no trabalho.
c) Analisando a zona de conforto dentro da qual você está limitado a caminhar, a que frequência você se incomoda quando vê algo que não é certo? Você se irrita – momentaneamente – com aquele político que você ficou sabendo – pelos MCM, diga-se de passagem – que recebeu propina de outrem, mas você nem sequer respeita os pedestres nas faixas? Ou então, você acha o cúmulo o Tiririca ter sido eleito, mesmo com toda a polêmica acerca de sua alfabetização, mas você não sabe sequer escrever um texto lacônico e coerente? E mais: Você, em seu perfil nas redes sociais, divulga todo e qualquer conteúdo da moda², mas quando vê um assunto relevante – como política, economia, sustentabilidade – trata de sair da página?
² Leia-se: Músicas, festas, roupas, acessórios, programas etc..
Focar-me-ei em assuntos amplos e, que então, resultem em vários seguimentos a serem estudados. No momento, são 6:00 A.M e vou dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário